Desafios no Processo de Sucessão Familiar em Empresas de Pequeno e Médio Porte

Autores

  • Andre Felipe de Carvalho Sanchez Universidade Santa Cecilia - UNISANTA
  • Fernanda Fatima Gutierrez
  • Leonardo Fabris Lugoboni
  • Patricia Fernandes Frauches

DOI:

https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v8i.64

Palavras-chave:

Empresa Familiar, Sucessão, Médias Empresas, Pequenas Empresas

Resumo

A sucessão empresarial é fundamental para as empresas familiares, pois seu insucesso pode extinguir a organização. Este estudo, teve como objetivo compreender o processo sucessório nas empresas de pequeno e médio porte, bem como identificar a gestão dessas empresas, os fatores desencadeadores do processo de sucessão, sua forma de ocorrência, identificar as dificuldades encontradas durante o processo, os possíveis conflitos existentes e por fim, entender os motivos pelo quais herdeiros não se interessam pelas empresas de suas famílias. Para analisar a sucessão familiar, foi realizado um estudo comparativo de casos, em duas empresas, sendo uma de pequeno e a outra de médio porte. Para que se tenha um comparativo de dois portes diferenciados, a entrevista foi de natureza qualitativa, semiestruturada, com sucessores e sucedido nas empresas que já passaram por esse processo de transição. A sucessão nessas empresas, ocorreu de forma natural e não foi constatado um planejamento formal em nenhuma das empresas visitadas. Conclui-se que a falta de planejamento, é um fato comum e recorrente em empresas de pequeno e médio porte. O artigo contribui para entender como é caracterizado o processo sucessório em organizações familiares de pequeno porte.

Biografia do Autor

Andre Felipe de Carvalho Sanchez, Universidade Santa Cecilia - UNISANTA

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Pós Graduado em Controladoria pela FECAP, Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de São Vicente e Graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é Contabilista na PETROBRAS, Professor de Graduação e Pós Graduação na Universidade Santa Cecilia (UNISANTA). Pesquisador nas áreas de Administração/Contabilidade.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Felipe de Carvalho Sanchez, A., Fernanda Fatima Gutierrez, Leonardo Fabris Lugoboni, & Patricia Fernandes Frauches. (2021). Desafios no Processo de Sucessão Familiar em Empresas de Pequeno e Médio Porte. RGC - Revista De Governança Corporativa, 8(1), e064. https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v8i.64