https://rgc.org.br/Journals/issue/feedRGC - Revista de Governança Corporativa2023-01-10T12:06:29-03:00Prof. Ms. Altieres de Oliveira Silvapublisher@alumniin.comOpen Journal Systems<p align="justify">A Revista de Governança Corporativa - RGC - é uma publicação de caráter científico que visa publicar pesquisa inovadora no fenômeno da governança corporativa, especialmente no mercado Brasileiro e em países emergentes. Ela é um fórum para a troca de informações, idéias e conhecimento baseado no desenvolvimento teórico e experiências corporativas. A revista está comprometida em publicar estudos rigorosos e relevantes em governança corporativa que possam influenciar acadêmicos e profissionais do tema.</p> <p align="justify">A RGC foi formada por um grupo de pesquisadores de governança corporativa que participam de grupos de pesquisa na ´área, e estão em programas de <em>stricto sensu</em> das principais universidades brasileiras, representados no conselho editorial.</p> <p align="justify">A RGC adota boas práticas editoriais, com base em periódicos científicos brasileiros e internacionais de impacto. Todos os artigos submetidos passam pelo processo de dupla avaliação por pares (<em>double blind review</em>). Para garantir o anonimato de autores e avaliadores, a revista utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), recomendado pela Capes. Ela também adota os critérios utilizados pelo Qualis-Capes para a avaliação de periódicos científicos e estão em constante melhoria. </p> <p align="justify">A revista aceita estudos científicos em diferentes metodologias, estudos de caso, levantamentos (<em>survey</em>), experimentos, ensaios teóricos, análises bibliométricas. Espera-se que os artigos tenham relevante contribuição para a teoria e o conhecimento em governança corporativa, bem como interesse potencial para acadêmicos e profissionais da área.</p> <p align="justify">São aceitos artigos em Português e Inglês, em uma ampla variedade de tópicos em governança corporativa, destacando-se, mas não limitando-se a:</p> <ul> <li><strong>Estrutura de Propriedade:</strong> Aspectos relacionados a propriedade, tais como: sucessão, políticas de proteção e relacionamento dos acionistas;</li> <li><strong>Estratégia na Alta Administração:</strong> aspectos da estratégia que estejam no nível dos acionistas, conselheiros ou alto executivos das organizações;</li> <li><strong>Temáticas relacionadas a pessoas ou entidades ligadas ao ambiente da governança corporativa</strong>, tais como: estudos com conselheiros, proprietários e alto executivos, carreira de presidente e diretores; avaliação de desempenho da gestão e outros;</li> <li><strong>Conselho de Administração:</strong> aspectos ligados ao conselho de administração das organizações ou outros representantes dos proprietários</li> <li><strong>Controle e regulação das organizações:</strong> problemas relacionados ao controle das organizações e sua regulação, tais como auditoria, problemas contábeis e outros;</li> <li><strong>Gestão do corpo executivo:</strong> Liderança, formação, remuneração, avaliação e outros aspectos relacionados ao corpo executivo (CEO e C-level das organizações);</li> <li><strong>Governança externa:</strong> aspectos externos às organizações que influenciam a sua governança, tais como: diferenças entre países, legislação, tributos, códigos de boas práticas, relações com investidores;</li> <li><strong>Stakeholders e sociedade:</strong> o relacionamento das organizações com a sociedade e o governo, práticas de sustentabilidade, incentivos para encorajar atividades corporativas de responsabilidade sócio-ambiental.</li> </ul>https://rgc.org.br/Journals/article/view/120Environmental, Social and Governance (ESG): Mapeamento e Análise de Clusters2022-07-25T22:16:57-03:00Thiago de Luca Ribeirothiago_delucka@hotmail.comAnderson Antônio de Limaandersonantoniodelima@yahoo.com.br<p><strong>Objetivo: </strong>O objetivo deste estudo foi mapear e analisar as principais correntes teóricas de base e de fronteira acerca da pesquisa internacional em <em>Environmental, Social e Governance</em> (ESG). Adicionalmente, também foram analisados quais autores, periódicos e países são mais ativos na pesquisa internacional de ESG.</p> <p><strong>Método: </strong>Foi efetuada uma análise bibliométrica focada em análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico, com técnicas de análise fatorial exploratória e mapeamento gráfico através de clusterização. A amostra contemplou 405 artigos publicados até dezembro de 2021 e indexados no banco de dados Web of Science.</p> <p><strong>Resultados: </strong>Através da análise de cocitação, foram identificados 5 correntes de pesquisas, sendo a) Influência das Teorias Organizacionais na ESG; b) Competitividade organizacional; c) Impacto da ESG no desempenho financeiro; d) Responsabilidade Social Corporativa; e e) Teoria dos Stakeholders. Através da análise de pareamento, foram identificadas 6 correntes teóricas de fronteira, sendo: a) investimentos sustentáveis; b) Transparência e conselho administrativo; c) Efeitos da ESG; d) Relações entre desempenho financeiro e desempenho social corporativo; e) Relação entre acionistas e ESG; e f) Riscos e ESG.</p> <p><strong>Originalidade: </strong>Até onde se sabe, este é o estudo bibliométrico mais completo acerca da pesquisa em ESG, contemplando tanto as correntes teóricas de base quanto as de fronteira.</p> <p><strong> </strong><strong>Contribuições teóricas/metodológicas: </strong>Foram identificadas neste trabalho 5 correntes teóricas que ajudaram a fundar e desenvolver a pesquisa em ESG como campo científico (histórico) e apontadas 6 correntes teóricas emergentes que ajudam a entender para onde está avançando a pesquisa em ESG na atualidade (fronteira).</p>2022-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Thiago de Luca Ribeiro, Anderson Antônio de Limahttps://rgc.org.br/Journals/article/view/116Metagovernance and Democratic Legitimacy: a theoretical essay in light of non-market approaches2022-06-24T00:50:45-03:00Guilherme Paulo Andradeguilhermeandrade@id.uff.brJúlio César Andrade de Abreujulioabreu@vm.uff.brRuan Carlos dos Santosruan.santos@uniavan.edu.brSaleh Fadel Ahmad Khatibsaleh.f.info@gmail.com<p><span id="page3R_mcid36" class="markedContent"><strong><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00977);" role="presentation">Purpose</span> <span dir="ltr" style="left: 439.027px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1268);" role="presentation">of</span> <span dir="ltr" style="left: 467.198px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.12292);" role="presentation">the</span> <span dir="ltr" style="left: 505.181px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.08713);" role="presentation">study:</span></strong> <span dir="ltr" style="left: 564.517px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.970641);" role="presentation">The</span> <span dir="ltr" style="left: 604.301px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02431);" role="presentation">aim</span> <span dir="ltr" style="left: 643.659px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0824);" role="presentation">of</span> <span dir="ltr" style="left: 671.246px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04826);" role="presentation">this</span> <span dir="ltr" style="left: 710.398px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00157);" role="presentation">study</span> <span dir="ltr" style="left: 761.574px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.945232);" role="presentation">is</span> <span dir="ltr" style="left: 785.748px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1148);" role="presentation">to</span> <span dir="ltr" style="left: 813.73px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02016);" role="presentation">demonstrate</span> <span dir="ltr" style="left: 916.667px; top: 613.697px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00254);" role="presentation">why </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.99728);" role="presentation">metagovernance</span> <span dir="ltr" style="left: 493.205px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.961839);" role="presentation">is</span> <span dir="ltr" style="left: 513.776px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.05957);" role="presentation">not</span> <span dir="ltr" style="left: 546.751px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.09268);" role="presentation">effective</span> <span dir="ltr" style="left: 620.284px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07389);" role="presentation">in</span> <span dir="ltr" style="left: 643.052px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.995389);" role="presentation">increasing</span> <span dir="ltr" style="left: 724.359px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.06749);" role="presentation">the</span> <span dir="ltr" style="left: 757.333px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03757);" role="presentation">democratic</span> <span dir="ltr" style="left: 847.062px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04943);" role="presentation">legitimacy</span> <span dir="ltr" style="left: 930.359px; top: 633.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0824);" role="presentation">of </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 653.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.11);" role="presentation">networks; to this end, an articulated map will be presented to describe</span> <span dir="ltr" style="left: 916.367px; top: 653.497px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.992156);" role="presentation">how </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 673.297px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03291);" role="presentation">interactions occur within metagoverned environments.</span></span><span id="page3R_mcid37" class="markedContent"></span></p> <p><span id="page3R_mcid37" class="markedContent"><strong><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.05328);" role="presentation">Methodology/approach:</span></strong> <span dir="ltr" style="left: 555.317px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07112);" role="presentation">To</span> <span dir="ltr" style="left: 588.086px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03676);" role="presentation">construct</span> <span dir="ltr" style="left: 669.424px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.06749);" role="presentation">the</span> <span dir="ltr" style="left: 707.803px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00271);" role="presentation">macro</span><span dir="ltr" style="left: 751.967px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 757.967px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01446);" role="presentation">model</span> <span dir="ltr" style="left: 816.522px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0824);" role="presentation">of</span> <span dir="ltr" style="left: 845.704px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.991698);" role="presentation">analysis,</span> <span dir="ltr" style="left: 921.655px; top: 693.097px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.06749);" role="presentation">the </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 712.897px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.06259);" role="presentation">methodology of Quivy and Campenhoudt (2005) was used. To consolidate the </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 732.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.08997);" role="presentation">knowledge involved in the theoretical approach, the Knowl</span><span dir="ltr" style="left: 809.767px; top: 732.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02104);" role="presentation">edge Development </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 752.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.921974);" role="presentation">Process</span><span dir="ltr" style="left: 418.883px; top: 752.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 424.683px; top: 752.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02722);" role="presentation">Constructivist (Proknow</span><span dir="ltr" style="left: 595.317px; top: 752.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 601.117px; top: 752.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03045);" role="presentation">C) method by Ensslin, Dutra and Ensslin (2000)</span><br role="presentation" /><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 772.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0798);" role="presentation">was used. Such a proposal allowed a multidisciplinary perspective, capturing </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 792.33px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0556);" role="presentation">important concepts from economics and organizational theory to apply them to </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 812.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03537);" role="presentation">the me</span><span dir="ltr" style="left: 416.283px; top: 812.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.10088);" role="presentation">ta</span><span dir="ltr" style="left: 430.883px; top: 812.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 436.683px; top: 812.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02174);" role="presentation">governed environment.</span></span><span id="page3R_mcid38" class="markedContent"><br role="presentation" /></span></p> <p><span id="page3R_mcid38" class="markedContent"><strong><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 831.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0718);" role="presentation">Originality/Relevance:</span></strong> <span dir="ltr" style="left: 537.117px; top: 831.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01711);" role="presentation">Metagovernance systems suggest some ability to provide </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 851.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0643);" role="presentation">democratic plurality to a social environment, in that we need to understand "if" </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 871.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1017);" role="presentation">and "how" this applies; metagovernance is recent in academia and is und</span><span dir="ltr" style="left: 930.567px; top: 871.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.05033);" role="presentation">er </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.977518);" role="presentation">discussion;</span> <span dir="ltr" style="left: 452.63px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00823);" role="presentation">we</span> <span dir="ltr" style="left: 483.014px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.984877);" role="presentation">need</span> <span dir="ltr" style="left: 527.807px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1148);" role="presentation">to</span> <span dir="ltr" style="left: 552.392px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00698);" role="presentation">understand</span> <span dir="ltr" style="left: 641.93px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.087);" role="presentation">its</span> <span dir="ltr" style="left: 669.09px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0536);" role="presentation">impact</span> <span dir="ltr" style="left: 728.024px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07389);" role="presentation">in</span> <span dir="ltr" style="left: 751.187px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01973);" role="presentation">countries</span> <span dir="ltr" style="left: 826.522px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1105);" role="presentation">with</span> <span dir="ltr" style="left: 867.681px; top: 891.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00672);" role="presentation">developing </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 911.33px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.05372);" role="presentation">institutional environments.</span></span><span id="page3R_mcid39" class="markedContent"><br role="presentation" /></span></p> <p><span id="page3R_mcid39" class="markedContent"><strong><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00025);" role="presentation">Key</span> <span dir="ltr" style="left: 404.456px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.08684);" role="presentation">findings:</span></strong> <span dir="ltr" style="left: 479.483px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.983986);" role="presentation">Metagoverned</span> <span dir="ltr" style="left: 589.831px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.949091);" role="presentation">systems</span> <span dir="ltr" style="left: 655.796px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02446);" role="presentation">involve</span> <span dir="ltr" style="left: 717.163px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0899);" role="presentation">multiple</span> <span dir="ltr" style="left: 787.489px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.02255);" role="presentation">players;</span> <span dir="ltr" style="left: 855.034px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.13665);" role="presentation">difficulty</span> <span dir="ltr" style="left: 930.573px; top: 931.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0824);" role="presentation">of </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 951.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0267);" role="presentation">reconciliation raises transaction costs, both ex</span><span dir="ltr" style="left: 697.517px; top: 951.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 703.317px; top: 951.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04054);" role="presentation">ante</span> <span dir="ltr" style="left: 739.967px; top: 951.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span> <span dir="ltr" style="left: 750.567px; top: 951.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.9765);" role="presentation">to achieve consensus</span> <span dir="ltr" style="left: 903.567px; top: 951.13px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07601);" role="presentation">in the </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04397);" role="presentation">network</span> <span dir="ltr" style="left: 427.683px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span> <span dir="ltr" style="left: 437.283px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.968326);" role="presentation">and ex</span><span dir="ltr" style="left: 483.283px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 489.083px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00675);" role="presentation">post</span> <span dir="ltr" style="left: 522.717px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span> <span dir="ltr" style="left: 532.317px; top: 970.931px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0082);" role="presentation">when creating mechanisms to deal with disgruntled actors. </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 990.73px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03011);" role="presentation">Such a scenario leads key players to effect coalitions to 'narrow the road' to their </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1010.53px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.12799);" role="presentation">own interests, and practice corporate political activity seeking to influence </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1030.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.990762);" role="presentation">dec</span><span dir="ltr" style="left: 391.483px; top: 1030.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04448);" role="presentation">ision making. Actions will focus on impacting the public agent designated as </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03329);" role="presentation">metagovernor,</span> <span dir="ltr" style="left: 482.003px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07389);" role="presentation">in</span> <span dir="ltr" style="left: 506.572px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0341);" role="presentation">order</span> <span dir="ltr" style="left: 556.136px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1292);" role="presentation">to</span> <span dir="ltr" style="left: 582.317px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0432);" role="presentation">influence</span> <span dir="ltr" style="left: 659.658px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.979618);" role="presentation">possible</span> <span dir="ltr" style="left: 727.819px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.947206);" role="presentation">changes</span> <span dir="ltr" style="left: 795.759px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07389);" role="presentation">in</span> <span dir="ltr" style="left: 820.328px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.06749);" role="presentation">the</span> <span dir="ltr" style="left: 855.104px; top: 1050.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03051);" role="presentation">environment </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1070.18px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.06233);" role="presentation">(regulation).</span></span><span id="page3R_mcid40" class="markedContent"></span></p> <p><span id="page3R_mcid40" class="markedContent"><strong><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.08115);" role="presentation">Theoretical/methodological</span> <span dir="ltr" style="left: 584.687px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.11416);" role="presentation">contributions:</span></strong> <span dir="ltr" style="left: 703.917px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.932459);" role="presentation">An</span> <span dir="ltr" style="left: 735.88px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.072);" role="presentation">articulated</span> <span dir="ltr" style="left: 828.184px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.9881);" role="presentation">map</span> <span dir="ltr" style="left: 872.74px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.91822);" role="presentation">has</span> <span dir="ltr" style="left: 910.312px; top: 1089.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.986226);" role="presentation">been </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.99928);" role="presentation">proposed,</span> <span dir="ltr" style="left: 451.651px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01011);" role="presentation">presenting</span> <span dir="ltr" style="left: 541.189px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">t</span><span dir="ltr" style="left: 547.717px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.981279);" role="presentation">he</span> <span dir="ltr" style="left: 580.075px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01691);" role="presentation">cycle</span> <span dir="ltr" style="left: 631.852px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0824);" role="presentation">of</span> <span dir="ltr" style="left: 661.034px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04912);" role="presentation">interactions</span> <span dir="ltr" style="left: 760.938px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.09857);" role="presentation">within</span> <span dir="ltr" style="left: 820.283px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">a</span> <span dir="ltr" style="left: 843.651px; top: 1109.78px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00354);" role="presentation">metagoverned </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1129.58px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.10548);" role="presentation">environment. It shows that sometimes the decisions taken are not the most </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1149.58px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.04639);" role="presentation">democratic ones, but those of interest to coalitions.</span></span><span id="page3R_mcid41" class="markedContent"></span></p> <p><span id="page3R_mcid41" class="markedContent"><strong><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1169.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.12886);" role="presentation">Social contributions / to management:</span> </strong><span dir="ltr" style="left: 673.717px; top: 1169.38px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.11885);" role="presentation">From a legitimacy perspective, it is </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1189.18px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.927165);" role="presentation">necess</span><span dir="ltr" style="left: 412.683px; top: 1189.18px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.09392);" role="presentation">ary to understand how the outcome of networked decision</span><span dir="ltr" style="left: 855.767px; top: 1189.18px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif;" role="presentation">-</span><span dir="ltr" style="left: 861.567px; top: 1189.18px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03425);" role="presentation">making can </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1208.98px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00752);" role="presentation">become more democratic, and how metagoverned environments can become less </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00438);" role="presentation">susceptible</span> <span dir="ltr" style="left: 456.027px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1292);" role="presentation">to</span> <span dir="ltr" style="left: 481.007px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.05147);" role="presentation">harmful</span> <span dir="ltr" style="left: 546.719px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03631);" role="presentation">corporate</span> <span dir="ltr" style="left: 626.051px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.1039);" role="presentation">political</span> <span dir="ltr" style="left: 694.355px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.14803);" role="presentation">activity,</span> <span dir="ltr" style="left: 763.669px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.01381);" role="presentation">especially</span> <span dir="ltr" style="left: 844.202px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.07389);" role="presentation">in</span> <span dir="ltr" style="left: 867.57px; top: 1228.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00672);" role="presentation">developing </span><span dir="ltr" style="left: 366.283px; top: 1248.77px; font-size: 15.8px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00669);" role="presentation">democracies.</span></span></p>2022-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Guilherme Paulo Andrade, Júlio César Andrade de Abreu, Ruan Carlos dos Santoshttps://rgc.org.br/Journals/article/view/117Product Innovation: Path to Sustainable Competitive Advantage with Use of Environmental, Social and Governance Principles2022-06-28T18:10:11-03:00Julio Cesar Ferro De Guimarãesjuliocfguimaraes@yahoo.com.brEliana Andréa Severoelianasevero2@hotmail.comEric Charles Henri Dorionechdorio@gmail.com<p><strong>Purpose of the study:</strong> This study aims to analyze the relationship between product innovation and strategic resources used by the furniture enterprises, under the perspective of sustainable competitive advantage, with the intention to identify the resources previous to innovation.</p> <p><strong>Methodology/approach: </strong>The method used in this research is a quantitative and descriptive study, through a survey, applied to 1067 companies in Brazilian furniture industry. The data analysis occurred through Structural Equation Modeling.</p> <p><strong>Originality/Relevance:</strong> Product innovation and strategic resources are capable of providing great potential for economic transformation. It is strategically acknowledged that there is a relationship between product innovation and the use of resources, however, there are as yet insufficient empirical studies to determine which resources influence product innovation. Another important aspect is to evaluate the influence of Environmental, Social and Governance sustainability precepts in the development of new products.</p> <p><strong>Key findings:</strong> In the empirical study, noticed that Product Innovation results from the use of resources, which configures innovation antecedents.</p> <p><strong>Theoretical/methodological contributions: </strong>This study contributes the advancement of science, which can be used to analyze the antecedents of Product Innovation, which pointed out that companies with strategic resources can expand the capacity of innovation by generating sustainable Product Innovation, which leads to the success of a new product.</p> <p><strong>Social contributions/to management:</strong> This study can contribute to managerial decisions, as the results indicate that the Success in New Product Development proved to be an essential form of competitive advantage, comparing the results of Product Innovation with competitors and relating this performance to the use of Environmental, Social and Governance principles.</p>2022-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Julio Cesar Ferro De Guimarães, Eliana Andréa Severo, Eric Charles Henri Dorionhttps://rgc.org.br/Journals/article/view/76Agency Conflicts Between Controlling and Minority Shareholders in the Distribution of Dividends in Brazilian Companies2022-06-27T00:39:47-03:00Cleiton Ricardo Kuronumaclrik@hotmail.comRodrigo Takashi Okimurarodrigo.okimura@fipecafi.orgGeorge Andre Willrich Salegeorge.sales@fipecafi.org<p><strong>Objective:</strong> This paper aims to investigate whether the dividend policy is influenced by the shareholding concentration of publicly traded companies in Brazil.</p> <p><strong>Methodology:</strong> This research was elaborated through panel regression analysis empirical tests, considering the period from 2013 to 2016.</p> <p><strong>Originality/ Relevance:</strong> In Brazil, shareholding is usually concentrated in a small number of shareholders. In this scenario, controlling shareholders often end up having a great influence on management. As a result, agency conflicts may arise (Dalmácio & Corrar, 2007), mainly because controlling shareholders, who have the right to vote, are not always the holders of the preferred shares, which also share dividends (Lopes & Walker, 2008). Thus, according to the Agency Theory, the possibility could be raised of the principal - the controlling shareholder aiming to maximize its individual utility (Martinez, 2001).</p> <p><strong>Main Results:</strong> It was verified that there is a positive relationship between the shareholding concentration and the distribution of dividends, that is, the higher the shareholding concentration, the greater the dividend distribution.</p> <p><strong>Contributions:</strong> For this research, it were used statistical tests utilizing the panel data regression technique and estimators of Weighted Least Square (WLS), in which were observed the results of the regressions of the total sample (1.440 observations) and four industry sectors, which showed evidence that, there is at least one variable with a statistically significant power (non-cyclical consumption, financial, health, and information technology).</p>2021-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Cleiton Ricardo Kuronuma, Rodrigo Takashi Okimura, George Andre Willrich Salehttps://rgc.org.br/Journals/article/view/108O Compliance Como Instrumento de Monitoramento e Controle da Administração Pública2023-01-10T12:06:29-03:00Claudia Abe Gargel Luengoclaudia.luengo@uel.brSaulo Fabiano Amâncio Vieira saulo@uel.brAugusto Luengo Pereira Nunes augusto.nunes@ifpr.edu.brVera Lucia Tieko Suguihirosuguihiro@uel.br<p>Este estudo tem como objetivo levantar o estado da arte acerca do <em>compliance</em> na Administração Pública produzido no meio científico nacional e a compreensão da sua abrangência. A abordagem utilizada foi quantitativa e descritiva, através da pesquisa bibliográfica para coleta de dados. Buscou-se analisar periódicos selecionados da biblioteca eletrônica <em>SPELL </em>com a utilização da técnica de análise de conteúdo. A relevância do estudo está em analisar o estado da arte do <em>compliance</em> presente na administração pública e relacioná-lo com as leis bibliométricas e a verificação da rede de autoria, pois há diversos estudos e levantamentos do <em>compliance</em>, mas voltados para a administração privada. Como resultado observou-se que a Revista de Administração Pública foi o periódico que mais publicou sobre o tema, houve um crescimento das publicações ao longo dos anos, sendo 2019 e 2020, os anos com mais publicações. Observou-se que há aplicabilidade da lei de <em>Lotka</em> nos artigos analisados, porém não houve aplicabilidade da lei de <em>Bradfort</em> e de <em>Zipf</em>. A rede de autoria possui uma densidade de 0.037, considerada como uma rede fraca. A seguinte pesquisa contribui para mapear e identificar as produções, sua evolução ao longo dos anos, as contribuições e redes entre os autores e traz o levantamento dos artigos mais citados no cenário nacional na área do <em>Compliance</em>, sendo este um roteiro básico para os pesquisadores que desejam iniciar a pesquisa na área.</p>2022-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Claudia Abe Gargel Luengo, Saulo F. Amâncio Vieira, Augusto L. P. Nunes, Vera Lucia Tieko Suguihirohttps://rgc.org.br/Journals/article/view/70Comparativo Entre Práticas de Governança Corporativa Brasileiras e Norte-Americanas2021-12-27T19:32:37-03:00Alex Eckertalex.eckert@bol.com.brGraciela Bavaresco da Silvagbsilva2@ucs.brDaiane Dal Bemdaiane.dalbem@hotmail.comCarlos Eduardo Schlindweinceschlindwein@ucs.br<p><strong>Objetivo do estudo: </strong> Evidenciar as diferenças de práticas de Governança Corporativa entre o Brasil e os Estados Unidos, com base nas legislações específicas de cada país.</p> <p><strong>Metodologia/abordagem:</strong> Em termos metodológicos, a pesquisa teve caráter documental, utilizando como base de pesquisa duas grandes empresas brasileiras que operam tanto na Bolsa de Valores do Brasil quanto nos Estados Unidos.</p> <p><strong>Originalidade/Relevância:</strong> A Governança Corporativa vem ganhando destaque e se desenvolvendo nos últimos anos no meio empresarial, especialmente a partir do ano de 2002, após os escândalos de fraudes envolvendo grandes empresas norte-americanas, quando o assunto passou a ser mais valorizado e de maior exigência dentro das organizações.</p> <p><strong>Principais resultados:</strong> A partir da análise do Formulário 20-F, que é apresentado à Securities and Exchange Commission (SEC) americana, e do Formulário de Referência, que é apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, constatou-se que que há diferenças consideráveis estre os dois países, especialmente na questão dos conselheiros independentes, na composição dos comitês e nos códigos de conduta.</p> <p><strong>Contribuições teóricas/metodológicas</strong>: O Brasil ainda tem questões a serem revistas para evoluir em relação à Governança Corporativa, para diminuir o risco de fraudes de caráter financeiro e administrativo, a exemplo do que está sendo feito nos Estados Unidos. Inclusive, seria interessante que houvesse no Brasil uma legislação específica sobre o tema Governança Corporativa, tendo uma tolerância menor com as companhias por falta de informações, pois apenas práticas sugeridas e de aderência voluntária podem não ser eficientes para solucionar as deficiências de governança nas companhias.</p>2021-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Alex Eckert, Graciela Bavaresco da Silva, Daiane Dal Bem, Carlos Eduardo Schlindweinhttps://rgc.org.br/Journals/article/view/80A Instrução 586 da CVM E O Isomorfismo Institucional nas Práticas de Governança Corporativa das Empresas Listadas no IBRX50: O Conselho de Administração2023-01-10T12:06:25-03:00Vivian Luiz Cocovivian.coco@lickslegal.comAdriano Checchetto Hemerlyadrhemerly@gmail.comVictor da Conceição Betini Ferreiravictorbetini@hotmail.comJosé Francisco Rezenderezende.jf@gmail.com<p><strong>Objetivo do estudo: </strong>Examinar a incidência de isomorfismo institucional nas práticas de Governança Corporativa, tendo por base informações prestadas à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no tocante ao Informe sobre o Código Brasileiro de Boas Práticas – Companhias Abertas.</p> <p><strong> </strong><strong>Metodologia/abordagem: </strong>Para identificar isomorfismo institucional nas práticas de Governança Corporativa afins à instância do Conselho de Administração – um dos cinco tópicos do informe à Comissão de Valores Mobiliários CVM –, foi realizado estudo descritivo e comparativo a partir das informações secundárias disponíveis no site da CVM. A amostra, para o exercício fiscal de 2018 contempla 45 empresas com papéis de maior liquidez e representatividade do mercado de ações brasileiro, listadas no Índice Brasil 50 (IBrX 50) da B3 (BOVESPA).</p> <p><strong> </strong><strong>Originalidade/Relevância:</strong> O estudo enquadra a aplicação da Resolução 586 como mecanismo de regulação e identifica a aplicação superficial e pouco objetiva por parte das organizações que deveriam prestar informações públicas.</p> <p><strong> </strong><strong>Principais resultados: </strong>Os resultados forneceram subsídios para reforçar a suposição de que empresas do IBrX50 adotam e/ou divulgam situações isomórficas no que tange às Boas Práticas de Governança Corporativa adotadas pelo Conselho de Administração. O estudo contribui para a propagação de práticas de governança e para a identificação de vieses na aplicação da Instrução 586.</p> <p><strong>Contribuições teóricas/metodológicas:</strong> Os achados demonstram associações entre Teoria Institucional e as chamadas Práticas de Boa Governança, enfatizando a possibilidade de isomorfismo. A abordagem gráfica para os itens de análise permite destacar as práticas de boa governança mais citadas.</p> <p><strong> </strong><strong>Contribuições sociais / para a gestão: </strong>O estudo aponta a ocorrência de práticas isomórficas e a inconveniência da repetição de padrões que acabam por embaçar a análise específica e individualizada das organizações da amostra.</p>2022-12-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Vivian Luiz Coco, Adriano Checchetto Hemerly, Victor da Conceição Betini Ferreira, José Francisco Rezendehttps://rgc.org.br/Journals/article/view/128Agenda de Governança Pública No Brasil (2023-2026)2022-11-06T20:33:14-03:00Rede Governança Brasilpublisher@alumniin.com<p>As diretrizes de governança apresentadas nesse documento sintetizam as temáticas que devem ser tratadas discutidas no âmbito da governança pública brasileira por meio do Centro Estratégico de Governo (CdG) para nortear os gestores públicos na implantação e monitoramento das políticas públicas.</p>2022-10-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://rgc.org.br/Journals/article/view/129Propostas para o Sistema Único de Saúde (SUS) 2022-10-19T12:52:08-03:00Rede Governança Brasil (RGB) contato@rgb.org.brComitê De Governança Em Saúde (RGB)contato@rgb.org.br<p>A organização regionalizada do SUS é complexa e não há informações organizadas sobre sua estrutura e resultados. Este estudo propõe um diagnóstico das 116 macrorregiões de saúde do país, a partir da atenção primária. Foram selecionados 33 indicadores, agrupados, por meio de análise fatorial/de clusters, em 4 dimensões: Socioeconômica, Estrutura, Ações e Serviços da APS e Indícios de Resolutividade da APS.</p> <p>Considerando a classificação acima/abaixo da mediana, para cada indicador, e a proporção de indicadores bem avaliados em cada dimensão, foram atribuídos scores de desempenho para as macrorregiões. Observou-se variabilidade considerável para todos os indicadores e dimensões de análise. Na classificação final, 20% das macrorregiões ficam na melhor faixa de desempenho; as demais estão igualmente divididas nas de pior desempenho e mediano.</p> <p>As 10 macrorregiões de pior desempenho estão nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte; as 10 de melhor desempenho, no Sudeste e Sul. Diferenças de perfil demográfico e socioeconômico sugerem níveis distintos de complexidade para operacionalizar espaços regionais. As macrorregiões do Norte e Nordeste apresentam os piores indicadores na dimensão ‘Socioeconômica’, trazendo desafios para estruturar redes resolutivas a partir da APS.</p> <p>Evidencia-se a importância de olhar para a estrutura da APS nas macrorregiões para estabelecer parâmetros mínimos de recursos físicos e humanos conforme a população atendida. Para ‘Ações e Serviços da APS’ e ‘Indícios sobre a Resolutividade da APS’, a maioria das macrorregiões está nas duas faixas inferiores de desempenho, nas 5 regiões do país, com lacunas no acompanhamento dos pacientes crônicos.</p> <p>O estudo assinalou a importância de: definir parâmetros mínimos de estrutura física e de recursos humanos para a APS e identificar macrorregiões que ensejam ações corretivas; validação de métricas para acompanhar e pactuar resultados nas macrorregiões, incluindo medidas de desfecho clínico; e realizar estudos de caso nas macrorregiões identificando experiências positivas e negativas.</p>2022-10-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022