Processo de Avaliação por Pares

No que tange ao processo de avaliação de artigos submetidos à RGC é caracterizado por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo do periódico científico. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até trinta dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do artigo.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até um mês, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Quais são os resultados possíveis?
Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:

  • Aceito;
  • Pequenas correções;
  • Correções requeridas;
  • Rejeitado.

Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. 

Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.