Influência da governança corporativa para o recebimento de subvenções e assistências governamentais em Companhias abertas

Autores

  • Gilvane Scheren Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ - Brasil Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi - CEP: 89809-900.
  • Ariberto Dalchiavon Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ - Brasil Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi - CEP: 89809-900.
  • Geovanne Dias de Moura Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ - Brasil Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi - CEP: 89809-900.

DOI:

https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v5i1.28

Palavras-chave:

Governança corporativa, Subvenções e assistências governamentais, Companhias abertas

Resumo

RESUMO

O estudo objetivou verificar a influência da governança corporativa para o recebimento de subvenções e assistências governamentais em companhias abertas listadas na B3 S.A. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva, documental e quantitativa, com dados de 2010 a 2016. Para identificação das subvenções e assistências governamentais foram verificadas as contas de “Reserva de Incentivos Fiscais” do P.L. Como proxy para governança corporativa, utilizou-se o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC). Os resultados demonstraram que os setores de utilidade pública, consumo cíclico e consumo não cíclico se destacaram positivamente, vez que estes setores possuíam o maior número de empresas que receberam algum tipo de subvenção e assistência governamental no período investigado. Os resultados revelaram também que a governança corporativa influencia para o recebimento de subvenções e assistências governamentais. Concluiu-se que no Brasil, país que possui um ambiente institucional frágil, caracterizado por um mercado acionário menos ativo e com proteção legal aos direitos de propriedade significativamente inferiores ao de países como Estados Unidos, por exemplo, as práticas de governança corporativa são vistas como mecanismos que contribuem para o cumprimento das obrigações relacionadas às subvenções e que auxiliam para um melhor uso dos benefícios recebidos. Por isso, influenciam positivamente para o recebimento de subvenções e assistências governamentais.

Palavras-chave: Governança corporativa. Subvenções e assistências governamentais. Companhias abertas.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Scheren, G. ., Dalchiavon, A. ., & Dias de Moura, G. . (2021). Influência da governança corporativa para o recebimento de subvenções e assistências governamentais em Companhias abertas. RGC - Revista De Governança Corporativa, 5(1). https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v5i1.28

Edição

Seção

Artigos