Editorial

Sergio Nunes Muritiba

Resumo


É um prazer apresentar o número 2 do volume 4 da RGC. Esperamos poder a cada dia mais contribuir com a academia brasileira com estudos sobre Governança Corporativa.

No presente número, vamos falar sobe a Governança Corporativa Em Empresas Com Cultura Familiar Do Setor Cerâmico, apresentando um estudo que oi realizado em empresas do setor cerâmico do estado de São Paulo, de capital fechado, com o objetivo de identificar as condições que as impulsionam a implantar suas modernas estruturas de governança corporativa. Em seguida, será apresentado um estudo sobre as Características da produção acadêmica sobre stakeholders e accountability divulgadas no Scopus no período de 1996-2014, estudo esse que objetivou analisar o perfil da produção acadêmica das publicações internacionais sobre os temas stakeholders e accountability juntos por meio das técnicas de análise bibliométrica. Mostrando inicialmente a relevância sobre o assunto. Ainda nesse número falaremos sobre o Processo de sucessão nas organizações do terceiro setor, com o objetivo analisar o processo sucessório desse tipo de organizações, utilizando um estudo de caso múltiplo, feita mediante análise documental e entrevista com profissionais que atuam na governança corporativa em duas Organizações do Terceiro Setor: a Worldfund, voltada a Educação, e a Lar Vicentino, que abriga idosos. Para finalizar essa edição, o tema tratado será Governança Corporativa e entidades fechadas de previdência complementar no Brasil: análise baseada em recomendações da Previc, com objetivo de investigar as características de governança corporativa nessas entidades por meio de uma pesquisa descritiva com método, predominantemente, qualitativo.

Em breve traremos mais discussões interessantes sobre Governança Corporativa. Desejamos a todos uma boa leitura e desde já o convidamos a fazer parte da RGC enviando seus artigos acadêmicos para nossa avaliação e possível publicação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21434/rgc.v4i2.70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


             

 

 

ISSN: 2359-313X